Corpus Christi (ponto facultativo)

Corpus Christi (ponto facultativo)

por
19 19 people viewed this event.

Afinal, o que significa o Corpus Christi?

O próprio nome dado a este feriado já nos dá pistas sobre seu significado: “Corpus Christi”, em latim, quer dizer “corpo de Cristo”. Isto significa que o feriado foi instaurado como uma forma de celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo, honrando sua morte e ressurreição.

A Igreja Católica considera sua comemoração como uma das festas mais importantes da religião, por realizar uma homenagem à Eucaristia, ou seja, ao ritual no qual os fiéis recebem durante a missa, a chamada hóstia (uma rodela fina feita de pão ázimo), entregue pelo padre como parte do corpo de Jesus.

Como surgiu o feriado de Corpus Christi?

A celebração desta data pela Igreja Católica teve início no século 13, após chegar ao conhecimento do Papa Urbano IV o relato da freira belga, Juliana de Mont Cornillon. Ela afirmava ter visões e sonhos indicadores de sinais de que a Igreja precisava criar uma forma de comemorar apropriadamente o sacramento da eucaristia.

O Papa Urbano IV também soube da história do sacerdote Pedro de Praga, que presenciou uma hóstia jorrando sangue durante uma cerimônia eucarística em Bolsena, na Itália. Após isso, a comemoração foi aos poucos se popularizando entre os países adeptos ao catolicismo até chegar ao Brasil, influenciado pelos portugueses, no século 16.

Quais as religiões que comemoram o dia de Corpus Christi?

Embora seja mais amplamente comemorado na Igreja Católica, algumas outras denominações cristãs também podem celebrar essa festividade. Além disso, em alguns países, o Corpus Christi pode ser um feriado nacional, independentemente da afiliação religiosa das pessoas.

É importante ressaltar que a celebração do Corpus Christi pode variar de acordo com as tradições e práticas específicas de cada igreja ou comunidade religiosa.

Em qual dia é comemorado o feriado de Corpus Christi?

A data de celebração de Corpus Christi muda de ano para ano, pois é realizada sempre 60 dias após a Páscoa, na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade.

Esta é, inclusive, uma das “regras” da celebração. O Corpus Christi tem que ser, obrigatoriamente, em uma quinta-feira. Isso por carregar a simbologia de que a Última Ceia aconteceu neste mesmo dia da semana, quando Jesus, antes de morrer, disse aos seus discípulos que o pão representa seu corpo e o vinho seu sangue.

Corpus Christi 2024

A data escolhida para a comemoração do Corpus Christi em 2024 é dia 30 de maio. Isso porque a Páscoa aconteceu em 31 de março.

O Corpus Christi é considerado um feriado nacional?

A resposta para a pergunta que a maioria dos brasileiros fazem é: não. O Corpus Christi não é um feriado nacional, mas sim um ponto facultativo, conforme classificado pelo governo federal. 

Contudo, essa regra pode variar para as cidades que aprovaram leis tornando a data um feriado municipal. Por isso, vale sempre consultar a programação da sua cidade, escola, faculdade ou empresa para saber se poderá folgar neste dia.

Como é a festa do Corpus Christi no Brasil? E em Cunha?

A celebração do feriado no Brasil acontece em todos os Estados por meio de missas e do ritual de enfeitar as ruas com tapetes, confeccionados no próprio chão das ruas que levam à igreja, durante a noite anterior ao feriado.

Em Cunha, cidade cujas tradições religiosas são muito fortes, a tradição dos tapetes também existe. Confeccionado pelos próprios moradores, utilizando diversos materiais, o tapete percorre as diversas ruas do centro que rodeiam a Igreja matriz da cidade, por onde passa a procissão.

Para se registrar neste evento, envie um e-mail com seus detalhes para info2@cunha.sp.gov.br

Registre-se utilizando um e-mail: Gmail / AOL / Yahoo / Outlook

 

Data

30-05-2024
 

Categoria do evento

Compartilhe

Pular para o conteúdo