Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)

Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)

por
271 271 people viewed this event.

A Padroeira do Brasil

Em 12 de outubro é celebrado em todo território nacional o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a Padroeira do Brasil e uma das principais santas do Catolicismo.

Instituído oficialmente no país a partir da Lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980, a data de 12 de outubro foi escolhida para o feriado por ser também uma data que já abriga outros fatos importantes. Uma dessas datas foi a chegada de Cristóvão Colombo às Américas, em 12 de outubro de 1492. Além dela, em 12 de outubro de 1822, após a independência do Brasil, a nação ganhou seu primeiro imperador, Dom Pedro I. Também é comemorado nesta data o Dia da Criança.

Origem

A história conta que, no ano de 1717, alguns pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba do Sul, com o objetivo de pescar peixes grandes para um jantar especial a ser oferecido ao Conde de Assumar. Eles tentaram muito, mas não estavam conseguindo pescar nada. Quando já estavam quase desistindo, um pescador chamado João Alves encontrou no fundo do rio uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, primeiro o corpo e depois a cabeça, e enrolou-a em um manto. Em seguida, as suas redes que até então vinham vazias, abundavam em peixes.

Dezessete anos depois do achado, em 1734 foi construída a primeira capela para abrigar a imagem da santa encontrada no rio, que rapidamente se tornou um ponto de peregrinação de viajantes. Posteriormente, em 1868, o manto azul e a coroa de diamantes foram ofertados à imagem pela Princesa Isabel.

Em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI, Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial, e em 1980, 50 anos depois, o dia 12 de outubro foi decretado feriado oficial no país.

O Santuário Nacional de Aparecida

Devido à importância que Nossa Senhora Aparecida tem no país, em 1946 foi iniciada a construção de um santuário dedicado a Ela na cidade de Aparecida – SP.

O Papa João Paulo II, em visita ao Brasil em 1980, consagrou a igreja como basílica e Santuário Nacional. Assim, o templo é considerado o maior santuário dedicado à Virgem Maria em todo o mundo.

Por sua vez, o Papa Francisco, ao visitar o Brasil em 2016, elevou a basílica à catedral da Arquidiocese de Aparecida.

Todos os anos, milhões de romeiros se dirigem ao santuário. Muitos vão para pagar promessas, já que são atribuídos diversos milagres à santa.

Para se registrar neste evento, envie um e-mail com seus detalhes para informatica@cunha.sp.gov.br

Registre-se utilizando um e-mail: Gmail / AOL / Yahoo / Outlook

 

Data

12-10-2024
 

Categoria do evento

Compartilhe

Pular para o conteúdo