Semana do Ceramista

Semana do Ceramista

por
88 88 people viewed this event.

Conhecida nacionalmente pela produção de cerâmica de alta temperatura, a cidade de Cunha, na Serra da Bocaina, no interior de SP, realiza, entre os dias 28 de maio e 02 de junho de 2024, mais uma edição da Semana do Ceramista de Cunha.

O evento reúne trabalhos de vários ateliês da região, além de exposições coletivas e individuais, espalhadas por vários lugares da cidade. A programação conta ainda com oficinas, atividades temáticas, aulas de dança e capoeira, rodas de conversa sobre artesanato e apresentações musicais.

A programação completa está disponível acessando o QR Code no folder acima.

Cunha, capital da cerâmica

A produção de cerâmica está presente na região desde os tempos de ocupação pelos índios tamoios, que produziam utensílios com uma técnica rudimentar, em forno de barranco.

O grupo do ateliê do Antigo Matadouro, em 1975, foi o pioneiro na produção de cerâmica usando o forno Nobirigama, de uma linhagem de fornos chineses e refinados no Japão.

Alimentados à lenha, a temperatura interna dessas fornalhas podem ultrapassar os 1.400 °C. A partir da década de 1990, outros ateliês de cerâmica de alta temperatura foram instalados na cidade, o que impulsionou não apenas a economia mas também o turismo, fazendo com que pessoas de diversas regiões do país viessem a Cunha atraídas pela beleza da produção de cerâmica do município, além é claro, do clima ameno e do esplendor das paisagens naturais da região.

Em junho de 2022, Cunha recebeu o título de “Capital Nacional da Cerâmica de Alta Temperatura”.

Para se registrar neste evento, envie um e-mail com seus detalhes para info2@cunha.sp.gov.br

Registre-se utilizando um e-mail: Gmail / AOL / Yahoo / Outlook

 

Data

28-05-2024 to
02-06-2024
 

Local

 

Categoria do evento

Compartilhe

Pular para o conteúdo